O Cão cantor é encontrado na natureza depois de 50 anos. O animal pertence a uma espécie de cão silvestre caracterizada por seu uivo longo e harmônico, foi reencontrado por cientistas na Pirâmide Carstensz, em uma região montanhosa da Nova Guiné.

Conheça o podcast do Em frente. Marche!

O animal conhecido como cão-cantor-da-nova-guiné (Canis lupus hallstromi), estava desaparecido da natureza há mais de 50 anos. Os hábitos e comportamento desta espécie de cachorro puderam ser estudadas graças a 200 indivíduos, preservados em cativeiro no mundo.

Porém, em 2016 tudo mudou. O pesquisador Mac McIntyre, encontrou pegadas de cão cantor na costa-oeste da Nova Guiné, na Indonésia. Dois anos depois, outra expedição foi enviada para a região, onde os cientistas puderam confirmar a semelhança com cães da mesma espécie em cativeiro. Em apenas dois dias, foi possível registrar mais de 140 fotos dos animais e agora

Cão cantor é encontrado na natureza depois de 50 anos

Segundo o New Guinea Highland Wild Dog Foundation (NGHWDF), essa espécie “pode ser a conexão que faltava entre os primeiros canídeos e os modernos cães doméstico.” Os resultados foram publicados recentemente pela revista científica americana National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS), a publicação oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

dog4

O desafio para os cientistas agora e encontrar maneiras para aumentar a população dos cães cantores, principalmente porque seu habitat natural, as florestas tropicais da Indonésia, vem sendo destruído pelo desmatamento oriundo do avanço da agricultura na região da Nova Guiné.

Conheça o canal do Em frente. Marche no YouTube.

 

COMPARTILHAR