As bandas marciais podem ser comparadas com outros tipos de grupos musicais nas peças de confronto, que são as músicas tocadas na frente do palanque de jurados. Mas é nas músicas de marcha onde as bandas marciais são incomparáveis.

A música de marcha apresenta a banda para o público e para os jurados, por isso é comum que algumas corporações adotem a mesma peça de entrada por muito tempo. E algumas músicas são tão boas que se viram moda nas pistas de todo o Brasil.

Leia também o post onde investigamos por que as bandas marcham!

Por isso fizemos uma lista com as 10 melhores músicas de marcha dos últimos anos. Confira quais delas sua banda toca ou já tocou.

Stadium Energizer – Paul Lavender

A Banda Marcial do Colégio Progresso, foi a primeira corporação a executar essa música, com um arranjo do maestro Marcelo Bonvenuto. 

Stadium” possui uma estrutura diferente e do que era tocado nos anos 2000. Talvez isso explique a popularização dela entre as bandas marciais. Para bem da verdade, ela é uma música composta para ‘Marching Bands’, o que por si só já foi suficiente para conferir uma sonoridade inconfundível para a Banda do Colégio Progresso. 

Confira o post onde explicamos como funcionam as bandas marciais americanas!

Hyde Park (Esporte Espetacular) 

Essa música de 1969, foi criada exclusivamente para a abertura do programa Esporte Espetacular, da TV Globo. Ela se tornou uma marca registrada não apenas do programa esportivo da Globo, mas das manhãs de domingo da TV dos anos 1990 e 2000.

A banda mais lembrada por tocar essa música foi a FAMUTA, hoje Banda Marcial Municipal de Taubaté, no interior de São Paulo. Nessa vídeo, a banda toca a Hyde Park em sua entrada em São Luiz do Paraitinga.

Another Brick in the Wall – Pink Floyd

Essa música é a terceira faixa do álbum The Wall, da banda britânica de rock Pink Floyd, lançado em 1979. A música marcou o mundo pela crítica à educação, além do videoclipe muito sugestivo.

Essa a FAMUTA, tocou junto com outros sucessos do Pink Floyd na forma de um “pout pourri”. Vale a pena conferir, uma registro histórico imperdível.

On Broadway – George Benson

Esse sucesso de George Benson tocou muitas vezes nas avenidas do Brasil. Talvez pela simplicidade da música ou pelo seu “swing” muitas bandas marciais e fanfarras adotaram essa música como peça de entrada, dá até saudade. 

Estancia – Jay Dawson

Estância se tornou a marca registrada da BAMASO, Banda Marcial Municipal de Sorocaba. É uma música de alta complexidade, que exige um grupo experimente principalmente na percussão. 

É difícil ouvir uma banda concorrente tocando bem essa música e não ficar preocupado. Se a concorrente for a BAMASO então, é melhor se preparar. A partir daqui listamos músicas populares entre as bandas marciais sênior, provavelmente você verá algumas que fazem parte do repertório da sua banda.

El Tigre

El Tigre é mais uma das músicas de entrada de ‘gente grande’. Obviamente também é uma música belíssima, com diferentes passagens e participação completa da banda durante toda a música.

Confira a versão da BAMUSFC de São Francisco do Conde, na Bahia.

Malaguena – Ernesto Lecuona

Malaguena do compositor cubano Ernesto Lecuona, é um música que surpreendeu quando surgiu no meio marcial. Tanto por sua estética latina, quanto pela complexidade técnica, Malaguena é uma música que desafia os grupos que decidem tocá-a, sem falar da necessidade de um naipe de trompete bastante ousado.

Canzon – Jay Dawson

Canzon, é mais uma de Jay Dawson nessa lista. Ela ficou bastante conhecida quando tocada pela Banda Marcial do Colégio Progresso IACES, fase em que o maestro Eduardo Stella, o Frigideira, estava a frente da corporação.

Trata-se de mais uma música digna de campeões. Os arranjos para essa peça costumam ter elevado nível técnico, e exigir bastante dos metais logo na entrada da banda, uma escolha que deve ser feita com cuidado. Mas em todo caso, é mais uma das belíssimas músicas de entrada do meio de bandas e fanfarras.

Cold Hearted – Paula Abdul

E finalmente chegamos a última, porém não menos importante música dessa lista. Cold Hearted, é um sucesso da cantora pop Paula Abdul, lançada em 1988. Além de ser o tema musical dos conteúdos do Em frente. Marche!, essa música com adaptação de Elliot Wolf caiu como uma luva para as “Marching Bands” e “Drum Corps” americanas e para as bandas marciais brasileiras.

Relembramos a apresentação da Banda Marcial de Itapevi em 2013, na entrada do campeonato nacional de bandas e fanfarras em Taubaté. E na sequência a versão da “Southern University Marching Band

Faltou alguma música na nossa lista? Deixe nos comentários quais músicas você incluiria nessa lista.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here