Ennio Morricone, o maestro de 91 anos, ganhador de dois Oscars e dezenas de outros prêmios por trilhas sonoras de filme, morreu nesta segunda-feira (6), na Itália. O artista estava internado há alguns dias em uma clínica de Roma, devido a uma queda que sofreu, onde fraturou o fêmur, informou a Agência Reuters.

Giorgio Assuma, advogado e amigo do artista, divulgou nota onde afirma que o maestro italiano morreu “nas primeiras horas de 6 de julho no conforto de sua família”. Ainda segundo o advogado, Ennio Morricone ”permaneceu lúcido e com grande dignidade até o fim” e “se despediu de sua amada esposa Maria [Trava]”.

Ennio Morricone | [ www.youtube.com/watch?v=WSkyoyyvnAY ] Ca… | Flickr

Trajetória

Ennio Morricone estreou no cinema com a música de “O Fascista” do diretor Luciano Salce, em 1961. De sua amizade com o diretor Sergio Leone, de “O Poderoso Chefão” surgiram composições para o gênero “spaghetti western”, ou “velho oeste espaguete”, forma como são chamados os filmes de velho oeste produzidos na Itália. Esse gênero consagrou o ator Clint Eastwood na década de 1960.

Entre as mais de 500 trilhas sonoras para cinema e televisão em seu currículo, há composições para filmes como “Três Homens em Conflito”, “A Missão”, “Era uma Vez na América”, “Os intocáveis”, “Cinema Paradiso”, entre outros.

Ganhador do Oscar

پرونده:Ennio Morricone Receiving Honorary Oscar.jpg - ویکی‌پدیا ...Morricone recebeu dois prêmio do Oscar em sua carreira, um honorário em 2007, por sua prolífera carreira musical e outro em 2016, pela trilha sonora do filme “Os Oito Odiados”, dirigido por Quentin Tarantino. Segunda a agência Reuters, essa obra só foi possível porque Tarantino deu total liberdade ao Compositor, que queria romper totalmente com o estilo dos filmes ocidentais. 

No início de junho, Morricone foi anunciado o vencedor, ao lado do também compositor John Williams, do prêmio Princesa das Astúrias das Artes na Espanha. A entrega do prêmio aconteceria em uma cerimônia, em outubro.

Confira as principais obras de Ennio Morricone

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here