A luta contra o racismo institucional e contra a violência sofrida pela população preta nos Estados Unidos, historicamente envolve artistas que participam ativamente do debate público, por meio das suas obras, e de suas próprias vidas, já que também se tornaram alvos da intolerância.

Depois do assassinato brutal de Jorge Floyd, um homem negro, por um policial branco, Derek Chauvin, no último dia 25 de maio, a luta travada há séculos pelo povo afro-americano por igualdade de direitos volta ao centro do debate mundial sobre o racismo.

Neste post reunimos alguns filmes e documentários que vão te ajudar a compreender o contexto da luta contra o racismo, e de qual foi o papel da música nessa luta. 

What Happened, Miss Simone? 

Nina Simone, pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos dos negros, retratou de forma ímpar o tempo e as situações que viveu, expressando de forma inconfundível a violência e a perseguição sofrida por pessoas pretas nos Estados Unidos. 

Neste documentário da Netflix, dirigido por Liz Garbus, vemos como a vida de Nina Simone foi implicada por sua militância, ao mesmo tempo em que ela tinha que lidar com seus dramas pessoais.

Soundtrack For A Revolution

Neste documentário, Bill Gutenberg traça a história do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos e da luta dos ativistas afro-americanos com uma ênfase especial no poder da música. Artistas contemporâneos como Wyclef Jean, John Legend, Joss Stone interpretam músicas e as mensagens do movimento.

Disponível na Amazon Prime Video.

Let Freedom Sing: How Music Inspired the Civil Rights Movement

Este documentário conta a história do Movimento dos Direitos Civis como nunca antes. O filme explora o coração do movimento durante os anos 1960 e mostra como as músicas do período continuam a impactar a política e a cultura mesmo depois de décadas. 

Disponível na Amazon: https://www.amazon.com/Freedom-Music-Inspired-Rights-Movment/dp/B001XJBDN0

Gostou da lista? Deixe nos comentários qual artista ou documentário que ficou faltando?

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here