O movimento marcial americano é diverso como o brasileiro, por lá corporações de diferentes estilos mantém há décadas o ciclo virtuoso da formação de alunos, da integração com a comunidade e da produção de espetáculos de encher os olhos todos anos. Um ciclo que todos estamos acostumados a vivenciar a cada novo ano com nossas corporações aqui no Brasil.

Para compreender um pouco mais esse trabalho que influencia tanto o movimento marcial brasileiro, selecionamos 4 documentário e uma série para você conhecer um pouco mais das bandas americanas.

1 – Unabridged Marching Band Documentary

Este documentário independente, produzido e dirigido por Dan Kallenberger, acompanha a banda marcial de Greendale, cidade do estado de Wisconsin nos EUA. Aqui não vemos uma “marching band” numerosa, cheia de componentes profissionais, mas sim o trabalho de jovens e adolescentes, nos estágios iniciais do aprendizado musical e coreográfico, competindo em um circuito altamente competitivo.

2 – Leaving A Legacy Movie

“Vivendo Um Legado” em tradução livre, é um documentário longa-metragem, que leva você aos bastidores de uma enorme banda marcial do ensino médio americano, a Northside High School, em Fort Smith, no estado do Arkansas, Estados Unidos.

O documentário segue a vida de 6 estudantes da banda e os diretores que os lideram por um ano letivo inteiro. Toda criança tem sonhos e esperanças, mas na vida real erros são cometidos, e eles aprendem que é a forma como eles lidam com esses erros que fará o público se lembrar deles. São 239 garotos da banda, 6 diretores da banda, mas apenas 1 legado.

O documentário é da cineasta Brenda Yelvington, profissional de educação, apaixonada por teatro, música e jovens. A banda da “Northside High School“, é uma das mais diversas escolas secundárias dos Estados Unidos, e seus diretores de banda, um grupo dedicado de educadores que tentam ensinar mais do que música. 

O filme começa com a prática de bandas de verão em um calor de 100 graus, estendendo-se à marcha nos jogos de futebol, passando por competições individuais cheias de tensão e um única chance de ter sucesso, ou falhar, antes da formatura na primavera. A história se desenrola em um estilo que é rápido e cheio de emoção. A banda de 239 membros inclui Johnny, cuja jornada incluiu entrar e sair de uma gangue; Ingrid, a “velha alma” que carrega o peso do mundo sobre seus ombros; os gêmeos Christian e Christopher, que escolheram buscar o talento acadêmico e musical como ingresso para a faculdade, apesar de seu talento atlético; e Kameron, a garota rica que propositalmente escolheu cursar o ensino médio na parte periférica da cidade, em busca de aceitação e amigos. O principal diretor da banda, Gordon Manley, é um líder natural, cujo charme folclórico permeia todo o filme. Quando ele sobrevive por pouco a uma crise de saúde, o diretor assistente da banda, Aaron Durham, e a equipe são forçados a avançar, pois todos se esforçam para ensinar a banda toda, não apenas os músicos mais talentosos, sobre a vida, os instruindo sobre a beleza e arte da música. 

The Whole Gritty City

 

Com direção de Richard Barber and Andre Lambertson, este documentário é uma janela fascinante e única para o mundo pouco conhecido das bandas escolares de Nova Orleans. Este documentário dramático, repleto de música, acompanha crianças de três bandas enquanto os diretores os preparam para se apresentar nos desfiles do Mardi Gras, que são eventos de celebração ao carnaval, e os ensinam a ter sucesso e sobreviver. Navegando no campo minado urbano através de momentos de revés, perda, descoberta e triunfo, essas crianças e seus líderes adultos revelam o poder e a resiliência da cultura das bandas marciais. Disponível na Amazon Prime Vídeo.

Homecoming – A film by Beyoncé, 2019

 

As emoções por trás da célebre apresentação de Beyoncé no Coachella 2018, que transformou um conceito criativo em um movimento cultural. O filme mostra como a cantora Beyoncé levou uma “Marching Band” para o palco do Coachella, um dos maiores eventos da música pop da atualidade. Disponível na Netflix.

Clash of the Corps

Com a produção executiva de Dwayne Johnson, o The Rock, Clash of the Corps é um programa que mergulha no universo ultracompetitivo das Drum Corps. Assista a batalha da The Cadets e da Blue Devils pelo título mundial do DCI. Quem vai vender?

Disponível no Amazon Prime Video

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here