Cientistas do Massachussets Institute of Tecnologie (MIT), nos Estados Unidos, criaram um som a partir da estrutura do novo coronavírus. A técnica, chamada de sonificação, é usada com frequência por cientistas para entender como estão organizadas as proteínas e decifrar elementos da estrutura.

O professor Markus Buehler, que é músico, e sua equipe, foram os responsáveis pela sonificação do coronavírus. Na postagem do áudio ele diz:

“Embora não possamos ver pequenos objetos nanoscópicos como proteínas ou outras moléculas que compõem praticamente toda a matéria viva, incluindo nossas células, tecidos e patógenos como vírus, nosso algoritmo computacional nos permite auditar sua manifestação material. Esta peça é uma representação musical da sequência de aminoácidos e da estrutura da proteína spike do patógeno de COVID-19, 2019-nCoV (identificador de banco de dados de proteínas 6VSB [1]).

DEUSITO MUSICAL”

Tradução livre.

Ouça o som do coronvírus

O intuito dessa criação, é investigar a parte mais externa do vírus, com as quais os medicamentos teriam o primeiro contato. Esse estudo vai auxiliar no desenvolvimento de medicamentos para combate e prevenção à doença.

 

 

COMPARTILHAR