Mundialmente conhecida como a “Human Jukebox“, a Southern University Marching Band  é reconhecida como a melhor “marching band” do país pelos principais veículos da mídia americana. Grandes artistas da música pop, grandes eventos, um grande repertório, muita técnica e talento. Seriam esses os ingredientes que fizeram a “Human Jukebox” uma banda mundialmente conhecida?

Continue lendo e conheça um pouco mais sobre essa ‘gigante’ da música marcial mundial.

O grande ‘Doc’

Dr. Isaac Greggs (Doc)
Dr. Isaac Greggs (Doc)

A banda foi fundada em 1947, por T. Leroy Devis e dirigida por ele até 1964. A partir de 1969, o Dr. Isaac Greggs, o ‘Doc’, como era chamado, assumiu a diretoria da banda e a conduziu por 36 anos, entre 1969 e 2005. Sob o comando do ‘Doc’, a banda cresceu e conseguiu impor sua própria sonoridade e identidade. Por suas contribuições, além de dar nome ao hall da banda, Dr. Greggs teve seu nome incluído no Luisiana Black History Hall of Fame [Hall da Fama da História Negra da Louisiana] em 2013, e foi feito um memorial em sua homenagem, no National Museum of African American History and Culture [Museu Nacional de História e Cultura Afro-americana]. A banda da Universidade de Southern, adota o estilo chamado “college-style marching band”, muito comum entre as bandas universitárias americanas e ligeiramente diferente do estilo das “Drum & Bugle Corps” que competem no DCI. Na verdade, trata-se de um segmento completamente diferente da musica marcial, com competições e organização próprias. Acompanhe a série de matérias sobre a música marcial americana aqui no Em frente. Marche!, onde destrincharemos cada detalhe das diferenças entre os estilo das bandas dos EUA e quais influências elas exercem sobre o música marcial brasileira.

Pop Marching Band

Hoje, a Southern University Marching Band, é reconhecida pelo seu extenso repertório e poderosos metais, com fortes agudos nos trompetes e uma marcação forte e ritmada das quase vinte tubas, que as vezes tetam se parecer com os contrabaixos característicos do Soul e do Jazz, estilo musicais muito difundidos na região, combinados com arranjos cheios de emoção. A banda é mundialmente reconhecida por suas apresentações, combinando repertório popular e coreografias visualmente impressionantes. Um grande exemplo disso foi a viralização de um vídeo onde a banda tocava sua versão do grande sucesso da cantora Adele, “Hello“. 

O vídeo teve mais de um milhão de visualizações em menos de duas semanas. E colocou a banda nos “trending topics” nas redes sociais em todo o mundo.

Bonecas dançarinas

Para essa mistura estar completa, só falta mencionar as “The Fabulous Dancing Dolls“, o corpo coreográfico da “Human Jukebox“, composto por dançarinas conhecidas por seu figurino exuberante, coreografias graciosas e elevados padrões de beleza. Tanta qualidade levou as “Dolls” a serem convidadas pela cantora e diva do pop, Maddona, para se apresentarem junto com ela em seu show para o Super Bowl de 2012. 

Madonna e The Fabulous Dancing Dolls, half time show Super Bowl 2012
Madonna e The Fabulous Dancing Dolls, half time show Super Bowl 2012

As Fabulous Dancing Dolls, também figuraram ao lado de outra estrela do pop, dessa vez no documentário da Netflix “HOMECOMING: A film by Beyoncé“.

O show não pode parar

Aparições em grandes eventos, também é uma característica distintiva da banda. Só este ano a “Human Jukebox“, tocou seis vezes do Super Bowl, um dos principais eventos esportivos do mundo. A corporação também tem no currículo a posse do Presidente Americano Bill Clinton e também tocou para a entrada do boxeador Floyd Mayweather, no MGM Grand Arena, de Las Vegas na chamada “The Fight of The Centyru” [A Luta do Século, em tradução livre].

Atualmente a banda está sob a direção de Kendric D. Taylor e por seu assistente Brian K. Simmons. As Dancing Dolls, estão sob o cuidado de D’Tara Frank.

Gostou desse conteúdo? Ele faz parte de uma série de publicações sobre a música marcial americana. Clica aqui e confira todos os posts.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here