Existe uma forte tradição de bandas de metais nos EUA. As chamadas Brass Bands, são geralmente compostas exclusivamente por instrumentos de metal e percussão, embora em alguns casos também possamos encontrar ‘madeiras’, instrumentos como clarinete, flauta, etc. Essa é uma das características das New Orleans Brass Bands, talvez o estilo de Brass Band mais conhecido atualmente.

As News Orleans Brass Bands

Tuxedo New Orleans Brass Band
Tuxedo New Orleans Brass Band

A tradição das Brass Bands em Nova Orleans, no estado americano da Louisiana remonta ao século XIX, se tratando de uma fusão entre o estilo das bandas militares europeias e a folk music africana, trazida para as américas pelos povo da África Ocidental escravizados e sequestrados para trabalho forçado nas Américas. Esta também é a origem do Jazz.

Entre os anos 1970 e 1980 este estilo de música passou por uma verdadeira revolução, com bandas rompendo com o estilo tradicional e adicionando um pouco de música moderna com elementos do funk, hip-hop e do pop.

No BS! Brass Band: NPR Music Tiny Desk Concert
No BS! Brass Band: NPR Music Tiny Desk Concert

Outros Estilos

Foto: Marc Kjerland – Balkan Brass Band

Contudo, as brass bands não são uma exclusividade dos EUA, outros estilos de bandas podem ser encontrados na região dos Balkans, por exemplo, onde encontramos as Balkan Brass, popularmente conhecidas como Serbian. Trata-se de um estilo que também combina a música militar com o folk. 

 

Já ouviu Lucky Chops?

A Brass Band nova-iorquina combina o tradicional estilo das New Orleans Brass Bands com funk, pop e hip-hop. A energia contagiante da banda faz ser irresistível não ‘maratonar’ os nove discos da banda. Assim como as bandas marciais, este estilo musical ajuda a manter viva a tradição da música instrumental, adaptando sua linguagem aos tempos modernos onde cada vez mais programas de computador usurpam o papel dos músicos e ameaçam esta tradição. 

Felizmente, bandas como a Lucky Chops sustentam a prática e inspirando pessoas por todo o mundo. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here